Pedagogia

O curso de Pedagogia prepara educadores para criar ambientes de aprendizagem eficazes e inclusivos, abrangendo desde teorias educacionais até práticas pedagógicas.

  • 8 Módulos
  • 3400h

Formar pedagogos para atuação e emancipação da sua prática, que compreendam o processo educativo escolar em suas múltiplas correlações: pedagógicas, históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais, de forma a contribuir no desenvolvimento local e regional.

Objetivos específicos

  • Compreender a natureza das relações e inter-relações sociais, econômicas, políticas e culturais na constituição da realidade da educação escolar brasileira e regional, bem como a importância do processo da escolarização na formação do cidadão brasileiro;
  • Saber os fundamentos das teorias do conhecimento que sustentam as propostas metodológicas do processo ensino-aprendizagem;
  • Entender o processo de desenvolvimento de crianças, jovens e adultos na construção de suas relações com o mundo e com os outros, bem como seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo;
  • Dominar os conteúdos fundamentais as diferentes ciências que integram o currículo dos Anos Iniciais;
  • Desenvolver, no âmbito de um projeto pedagógico, a capacidade de organização curricular para subsidiar, de forma integrada e contextualizada, a criança, jovens e adultos em seus processos de construção dos conceitos básicos no campo da Linguagem, da Matemática e das Ciências Sociais e Naturais.
  • Reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação;
  • Conhecer a dimensão pedagógica da ação educativa com seus três elementos – o conhecimento; o ensino; a aprendizagem;
  • Interpretar os aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;
  • Entender o processo da educação inclusiva em sentido amplo, mantendo atitude de respeito à diversidade;
  • Apreender conceitos e as funções das diferentes modalidades de avaliação do ensino, da aprendizagem, do currículo e das instituições de ensino;
  • Notar a escola em suas dimensões política, pedagógica e administrativa como instituição responsável pela transmissão cultural do conhecimento acumulado ao longo das gerações, e pela revisão crítica que promove o avanço ético, estético, moral e científico desse patrimônio;
  • Assimilar a importância da gestão no planejamento, acompanhamento e avaliação de projetos em instituições escolares e não-escolares

Módulo 1

  • Comunicação e Linguagem
  • Filosofia
  • Matemática
  • Introdução a Informática
  • História da educação I
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano
  • Educação a distância
  • BNCC e Seus Fundamentos e Educação Infantil
  • Práticas como Componente Curricular I – História da Pedagogia

Módulo 2

  • Metodologia Científica
  • Produção Textual
  • História da Educação II
  • Filosofia da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Educação e Tecnologia
  • BNCC: Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio
  • BNCC nas Etapas e Modalidades da Educação Básica e Suas Articulações
  • Prática como Componente Curricular II – História da Cultura Africana, Afro- Brasileira e Étnico Racial

Módulo 3

  • Sociologia
  • Metodologias e Fundamentos da Educação Infantil
  • Educação Ambiental
  • Psicologia Escolar e Dificuldades de Aprendizagem
  • Metodologias e Fundamentos em Jogos e Recreação
  • Avaliação Educacional
  • BNCC e formação de professores da Educação Básica
  • Prática como Componente Curricular III – Educação não-formal

Módulo 4

  • Ética Profissional, Legislação, Cidadania e Meio Ambiente
  • Didática I
  • Estrutura de Funcionamento do Ensino Básico
  • Educação das Populações Tradicionais da Amazônia Legal
  • Literatura Infanto-Juvenil
  • Teorias e Práticas de Currículo
  • BNCC: Projeto de Articulação do Currículo na Escola
  • Prática como Componente Curricular IV – Temas Transversais

Módulo 5

  • Alfabetização e Letramento I
  • Organização e Gestão Escolar
  • Metodologias e Fundamentos do Ensino de História
  • Didática II
  • Política Pública Educacionais
  • Estágio Supervisionado I
  • Prática como Componente Curricular V – Gênero e Educação

Módulo 6

  • Metodologias e Fundamentos do Ensino da Arte
  • Metodologias e Fundamentos do Ensino de Matemática
  • Metodologias e Fundamentos do Ensino das Ciências Naturais
  • Alfabetização e Letramento II
  • Estágio Supervisionado II
  • Prática como Componente Curricular VI – Filosofia da Religião
  • Optativa I

Módulo 7

  • Educação Especial
  • Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
  • Metodologias e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa
  • Metodologias e Fundamentos do Ensino de Geografia
  • Currículos e Programas
  • Trabalho de Curso I
  • Estágio Supervisionado II
  • Práticas como Componente Curricular VII – Direitos Humanos

Módulo 8

  • EXTENSÃO VI: Orientação e prática de projetos na infância
  • Educação de jovens e Adultos
  • Atividades Complementares
  • Estágio Supervisionado IV
  • Trabalho de Curso II